Cientistas da NASA confirmaram nesta quarta-feira a presença de água gelada na superfície da Lua. A descoberta, já publicada na revista científica norte-americana PNAS, vem juntar-se a vários estudos já realizados sobre a presença de água na Lua, segundo noticia a Euronews.
A descoberta foi feita pela NASA que espera que a água em estado sólido seja um recurso para futuras viagens à Lua. A água encontra-se nos polos norte e sul do satélite natural da Terra, em crateras onde os raios de sol não conseguem alcançar e a temperatura nunca ultrapassa 150 graus Celsius negativos.
A água está igualmente presente em Mercúrio e Marte, onde um lago de água no estado líquido foi recentemente detectado.
Acredita-se, inclusive, que o gelo poderia ser transformado em água potável para os ocupantes de uma base lunar, ou "dividido" em hidrogênio e oxigênio para ser usado como combustível de foguete. O oxigênio dividido também poderia, tecnicamente, ser usado pelos astronautas para respirar.
A água está igualmente presente em Mercúrio e Marte, onde um lago de água no estado líquido foi recentemente detetado.
Gelo de superfície já foi encontrado em outros corpos celestes do Sistema Solar, como o polo Norte do planeta Mercúrio e no planeta anão Ceres.