O País – A verdade como notícia

Gueta Chapo pernoita no centro de acolhimento de Boane em solidariedade aos afectados

A Primeira-Dama visitou, na tarde de sábado, o maior centro de acolhimento das vítimas das inundações em Boane, onde ofereceu bens diversos e pernoitou junto das populações. Gueta Chapo apelou às vítimas a promoverem uma boa convivência no centro.

As vítimas das inundações, no distrito de Boane, tiveram um fim-de-semana diferente. Os dias de tristeza, choros pelas perdas e clamor por melhores condições, foram substituídos por momentos de alegria.

E não foi para menos. É que a Primeira-Dama de Moçambique, Gueta Chapo, acompanhada das esposas dos ministros e de outros membros do Governo da província de Maputo visitaram o centro, com único objectivo: “queremos anunciar que a mama Gueta vai dormir aqui hoje e vamos dormir nas tendas onde vocês estão a dormir”, anunciou Gueta Chapo, respondida com aplausos. 

A cozinha, um dos locais mais críticos devido às queixas acerca da quantidade e qualidade das refeições, foi o primeiro ponto visitado pela Primeira-Dama e suas acompanhantes. No local anunciou que o jantar de sábado estaria ao cargo dos visitantes.

Na conversa com o pessoal da cozinha, Gueta Chapo ficou a saber que são 20 pessoas que tem estado a preparar as refeições, prometendo que o jantar de sábado e as refeições de domingo estariam na responsabilidade da visita.

Numa visita guiada ao centro, escalou os armazéns, de onde anunciou o apoio que levava para as vítimas das cheias. “Temos arroz, feijão, farinha, açúcar. Temos também roupas. Temos produtos de higiene para nossas crianças e nossas mães também, para continuarmos a alimentar a nossa família”, disse.

Diante das vítimas, a esposa do Presidente da República assegurou a melhoria das condições de vida naquele centro, como parte do apoio à causa.

“A mamãe Gueta não dorme, não apanha sono, porque temos muitas crianças aqui e gostaríamos que essas crianças estivessem nas suas próprias casas. Mas por causa da chuva, tanto as crianças como as mulheres e os homens estão neste lugar. E nós viemos apoiar”, anunciou.

As crianças, que estão em maior número nos centros, também ganharam o dia, com anúncio dos serviços para si. “Trouxemos também barbeiros para poderem cortar o cabelo das nossas crianças. Queremos ver os nossos filhos bonitos. Trouxemos bolachas para as nossas crianças. Trouxemos sumo para as nossas crianças. Trouxemos bola para as nossas crianças poderem jogar. Trouxemos chinelos para as nossas crianças. Trouxemos fraldas, trouxemos leite para os nossos bebês”, anunciou.

A presença de Gueta Chapo alegrou o fim-de-semana das vítimas de inundações em Boane.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos