O Líder russo, Vladimir Putin, afirmou, esta sexta-feira, que está disponível para negociar, apesar de manter as condições para o alcance da paz. Em resposta, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apela para uma reunião de líderes.
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, considera que a criação de grupos de trabalho para negociações com a Ucrânia é positiva para alcançar uma “paz duradoura”, porém reafirmou que as exigências de Moscovo continuam inalteradas.
Putin exige a entrega dos territórios ocupados e a renúncia de Kiev à adesão à NATO.
Em declarações à imprensa após uma reunião com o Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, Putin destacou que as negociações devem ocorrer de forma reservada e sem pressão externa.
Em reacção à pretensão do presidente russo, Volodymyr Zelensky usou as redes sociais para reafirmar a disposição de se reunir pessoalmente com Putin, desde que haja uma verdadeira vontade de alcançar a paz.
Zelensky enfatizou que é hora de ultrapassar os encontros técnicos e as trocas públicas de declarações, pedindo uma demonstração concreta de comprometimento por parte da Rússia.