O antigo Presidente da República, Armando Guebuza, participou, esta segunda-feira, na Cidade de Maputo, na cerimónia central do Dia dos Heróis Moçambicanos. Questionado pelos jornalistas, Guebuza defendeu que, neste momento particular, todos os moçambicanos devem contribuir para a paz e estabilidade social.
“Todos têm de trabalhar para que a situação arrefeça. Se uns estão a fazer arrefecer a a a situação e outros estão a colocar cada vez mais fogo, naturalmente, que vamos alcançar os nossos objectivos, mas com muito mais sacrifícios do que se todos nós trabalharmos juntos para que o nosso Moçambique fique em paz”, disse o antigo Presidente da República.
Armando Guebuza espera que o resultado do diálogo político seja a paz. “Essa é a nossa grande esperança”, acrescentou: “O Presidente Chapo já declarou que está pronto para falar com Venâncio Mondlane. O Venâncio Mondlane também diz que quer falar. O resto há de se ver lá quando falarem”.
Na Praça dos Heróis Moçambicanos, Armando Guebuza apelou aos moçambicanos para celebrarem o 3 de Fevereiro e a obra dos heróis, tendo em conta que a paz “que saboreamos um pouco deve melhorar ainda mais, para que os moçambicanos possam, de facto, valorizar ainda mais os esforços de Eduardo Mondlane, de outros heróis e de anónimos que trabalharam para Moçambique”.