O País – A verdade como notícia

Grécia doa mais de 2,7 milhões de Meticais para jovens de Cabo Delgado

Foto: O País

Moçambique e Grécia assinaram um memorando de entendimento de consulta política, que visa fortificar a cooperação entre os dois países. O facto foi anunciado, hoje, depois de um encontro entre o Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, que está de visita no país.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Nikos Dendias, esteve em Moçambique, esta quarta-feira, acompanhado por uma delegação de membros diplomáticos do Governo grego, para uma visita oficial de trabalho virada para a fortificação e cooperação em vários domínios, com destaque para a economia.

A visita de um dia, por sinal a primeira de Dentias a este país africano, iniciou com um encontro de cortesia com o Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, no seu gabinete de trabalho, onde, entre outros, passaram em revista os interesses dos dois países.

Falando à imprensa, depois de quase uma hora reunidos, o ministro dos Negócios Estrangeiros grego disse que “Grécia está aqui não apenas para fazer pequenas doações. O que tentamos fazer é facilitar a presença de empresários europeus e gregos em Moçambique, para participar também na criação de casos de sucesso em Moçambique”.

Dentias afirmou ainda que o seu país tem apostado bastante no combate à pirataria marítima e ao terrorismo nos países africanos, e Moçambique é um dos focos, por isso este é apenas o início desta parceria.

“O próximo passo será a criação de um fórum de negócios, para se aferir em que áreas se podem investir no país, em tempos futuros. Mas, no geral, vai facilitar a relação entre Moçambique e o grupo europeu.”

A Grácia, através da União Europeia, apoia Moçambique através da formação dos militares moçambicanos no combate ao terrorismo, porém pretende fazer mais, por isso ofereceu, esta quarta-feira, ao país um montante de 40 mil Euros, correspondentes a cerca de 2,7 milhões de Meticais para apoio a jovens em Cabo Delgado.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, durante o encontro que o governante grego manteve com o secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo.

“O meu país, Grécia, está a fazer uma simbólica doação de 40 mil Euros, para programas juvenis, levados a cabo pela Secretaria de Estado da Juventude e Emprego em Cabo Delgado”, disse Nikos Dendias, realçando que o montante visa promover acções de formação vocacional, focado em jovens, pois “os jovens precisam de oportunidades, de emprego, de uma oportunidade para viver em paz”.

Petersburgo, por seu turno, disse que o valor é mais um reforço para as actividades que o seu sector desenvolve, sendo que este vai servir exclusivamente para atribuir bolsas formativas a jovens, na província de Cabo Delgado, para a formação profissional, em estabelecimentos como o Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC).

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos