O País – A verdade como notícia

Governo trava partida de navio para China por suspeita de exportação ilegal de madeira

O Ministério da Agricultura está a impedir a saída de um navio  do porto da Beira contendo diversa carga, entre ela 111 contentores com madeira.  O impedimento deveu-se a uma denuncia de  exportação ilegal de madeira em touro, o que é  proibido pela lei. 

Dos três primeiros contentores verificados  nesta quinta-feira não foi detectada nenhuma anomalia. 

Trata-se de uma denúncia anónima e levou uma  equipa multissectorial até ao Porto da Beira para verificar o conteúdo de mais de uma centena de  contentores, contendo madeira serrada. A denúncia aponta para a existência de madeira em touro nalguns contentores. 

Já no Porto da Beira a equipa multissectorial deparou com a informação de que o navio contendo os referidos contentores estava prestes a zarpar, cerca das 13 horas.

O Ministério da Agricultura iniciou démarches, junto das autoridades de justiça, para interromper o processo da partida do navio com destino a China, e conseguiu. Iniciou cerca das 17 horas desta quinta-feira o processo de descarregamento dos contentores. 

Foram abertos, nesta quinta-feira, apenas três  contentores para a verificação, cujo interior continha apenas  madeira serrada que condiziam com a documentação do proprietário.

O empacotamento dos contentores suspeitos foi na presença das autoridades competentes e até passaram por um scanner antes de serem colocados no navio.

No total serão desembarcados 11 contentores.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos