Ainda não há previsão para o restabelecimento da ligação terrestre na zona norte de Cabo Delgado, que está isolada desde Dezembro, devido ao desabamento de duas pontes na Estrada Nacional número 380 (EN380).
O Primeiro-Ministro havia determinado o prazo de 14 dias para a reabertura da via, o que até hoje não aconteceu. No local decorrem obras de emergência.
Cerca de um mês depois da queda de duas pontes na estrada N380, a zona norte de Cabo Delgado continua isolada, e ainda não há previsões concretas sobre o prazo para o restabelecimento da via, que está a dificultar a vida da população de 5 distritos.
No rio Montepuez, decorrem obras de construção de um desvio e ainda não terminaram, mas o maior problema está no rio Messalo, onde até hoje, ainda não foi construída a ponte Metálica que devia estar pronta antes dos finais de Janeiro último.
“Para se poder actuar na ponte sobre o rio Messalo, precisamos desta ligação, porque é a partir daqui que vamos transportar os materiais e outros elementos necessários para fazermos, numa primeira fase, o desvio, como sabem, ali temos a ponte” por construir e cujas obras “poderão levar algum tempo. O que nos parece mais rápido é fazer o desvio”, explicou João Machatine, ministro das Obras Publica, Habitação e Recursos Hídricos.
Além do Rio Messalo, há também problemas nas obras de construção de desvio sobre o rio Montepuez, mas o ministro, garante a via estará transitável, a partir da próxima semana.
“Não menos do que cinco dias para garantirmos duma forma fiável a ligação, sem com isso admitir uma outra eventualidade que possa surgir”, acrescentou o ministro das Obras Publica, Habitação e Recursos Hídricos.
Desde que iniciou a época chuvosa, o Governo já investiu cerca de 120 milhões de meticais em apenas obras de emergência na província de Cabo Delgado, no entanto, a transitabilidade continua condicionada, e chuva não pára de cair.