O País – A verdade como notícia

Governo garante que livro de distribuição gratuita estará disponível até Dezembro

O ano lectivo 2019 está prestes a findar e o sector de educação já tem a planificação do material necessário para que os mais de seis milhões de alunos que estarão na escola no próximo ano tenham o material didático adquirido pelo Governo. A Ministra da educação e desenvolvimento humano, Conceita Sortane, disse à reportagem do Jornal “O país” que tudo está acautelado para que até dezembro do ano em curso o livro de distribuição gratuita chegue às escolas do país.

“Os primeiros livros já começaram a chegar. E acredito que até Dezembro vamos começar a distribuir. Porquê é que digo até Dezembro? Nós poderíamos até Dezembro distribuir à medida que o livro fosse chegar, mas é preciso ver que os nossos livros são em número muito elevado, acima de 15 milhões. Então nós precisamos de uma concentração para que os livros sejam devidamente empacotados e distribuídos e portanto o aproveitamento e contenção dos recursos no transporte do livro são importantes”

O custo anual da cadeia de provisão do livro escolar em Moçambique é de cerca de 17 milhões de dólares americanos, garantidos por 11 parceiros de cooperação através do Fundo de Apoio ao Sector da Educação (FASE). E a ministra garante que o financiamento já está assegurado.

A escolaridade obrigatória no país é da 1.ª à 9.ª classe, entretanto o livro gratuito só abrange da primeira à sétima classe. Para a oitava e nona classes são apenas isentos a matrícula continuando a pagar a aquisição dos manuais.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos