O Governo falha a promessa de reduzir 10% da tarifa para o transporte inter-provincial de passageiros. A redução deveria ter iniciado no dia 15 deste mês de Dezembro, mas os transportadores desconhecem a medida e dizem que ainda não foram chamados para receber a proposta.
O ministro dos Transportes e Comunicações tornou público que os usuários do transporte inter-provincial teriam um desconto de 10% na tarifa a pagar.
No terreno, este jornal constatou que a medida que deveria ter iniciado no último domingo ainda é desconhecida pelos transportadores.
Esta segunda-feira, no Terminal Rodoviário Inter-provincial da Junta, na Cidade de Maputo, os bilhetes de viagem eram vendidos ao preço de sempre. Por exemplo, ao viajar de Maputo para Nampula, os passageiros pagam 2500 meticais, com o desconto de 10% pagariam 2250 meticais.
A Federação Moçambicana das Associações dos Transportadores Rodoviários tem conhecimento do assunto, entretanto diz que o Governo ainda não levou a proposta à mesa dos operadores, disse Paulo Matusse, Vice-Presidente da FEMATRO.
Outra novidade, segundo a Fematro, é que a redução da tarifa é exclusivamente para os jovens.
Este jornal contactou o Ministério dos Transportes e Comunicações, através da Direcção Nacional dos Transportes e Comunicações, para falar sobre o assunto e prometeu pronunciar-se esta terça-feira.