O País – A verdade como notícia

Governo de Inhambane prevê entregar 33 mil DUAT até Janeiro de 2020

O governo provincial de Inhambane prevê entregar pouco mais de 33 mil títulos de Direito de Uso e Aproveitamento de Terra até o final do presente mandato, para todas comunidades residentes nos distritos de Inharrime, Homoíne e Zavala.

A informação foi avançada esta quarta-feira, pelo director provincial da terra, ambiente e desenvolvimento rural aquando a entrega de pouco mais de 12 mil títulos a comunidades residentes na localidade de Macupulane, distrito de Inharrime em Inhambane.

“Agora entregamos esses 12 mil aqui em Inharrime, e os restantes serão entregues em Zavala e Homoíne totalizando 33 mil DUAT. O programa tem como beneficiários pessoas carenciadas, sem condições para adquirir os títulos porque são muito caros”, explicou o director da terra ambiente e desenvolvimento rural Inhambane, Zacarias Nordino.

A cerimónia foi orientada pelo governador da província, que na ocasião apelou as comunidades a trabalharem a terra.
“Não estamos a receber documentos para ir sentar com eles e não fazer nada. Esses documentos devem ser usados para trabalhar a terra, produzir comida e gerar riqueza para sua família e para o país”, disse o Governador, Daniel Chapo.

Por sua vez, os beneficiários do programa mostraram-se satisfeitos e falam de aumento das áreas de produção.

“Agora estou mais seguro, porque antigamente a qualquer momento poderia aparecer alguém para me tirar a terra. Mas assim que já tenho os documentos vou poder prosseguir com as minhas actividades e até expandir os meus campos de produção ”, disse Ofigénio Paulo.

Até ao momento, o governo de Inhambane já atribuiu pouco mais de 50 mil títulos de uso e aproveitamento da terra em várias comunidades.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos