A governadora de Manica diz que a província está em alerta máximo para evitar o alastramento de casos de Mpox, doença que já tem dois casos confirmados naquela província e 11 suspeitos. Francisca Tomás pede à população para a observância rigorosa das medidas de prevenção da doença.
Manica passou, esta quarta-feira, a constar da lista de províncias com casos de Mpox, em número de dois, nos distritos de Chimoio e Machaze. A governadora Francisca Tomás alerta para o perigo da doença que leva à morte, daí que a prevenção deve ser a palavra de ordem.
“Tal como prevenimos a Covid-19, é a mesma maneira que devemos prevenir esta doença, Mpox. Lavando as mãos, não encostando nas mãos uns dos outros e, principalmente, isolando os doentes. Usar a máscara quando temos um doente em casa, fazer a higiene pessoal e a higiene colectiva que é para evitarmos que essa doença se possa alastrar cada vez mais na nossa província”, apelou a governadora.
Francisca Tomás diz haver, neste momento, 11 casos suspeitos da doença e avança que podem haver mais doentes que ainda não se dirigiram às unidades sanitárias.
“Sabemos que há algumas pessoas que podem ter [a doença], mas ainda não sabem, porque não foram ao centro de saúde. Por isso, queremos apelar a nossa população a ser mais prudente no combate desta doença”, acrescentou.
Dos dois casos existentes em Manica, o da cidade de Chimoio já está em recuperação enquanto que o de Machaze ainda está sob cuidados médicos.