O internacional moçambicano Geny Catamo marcou um golo e fez uma assistência na goleada do Sporting sobre o Casa Pia, a contar para a Liga Portuguesa. Foi o terceiro golo do extremo moçambicano pelos leões nesta temporada. Já no país vizinho, Espanha, o lateral-esquerdo moçambicano, Reinildo Mandava, foi nomeado para a equipa ideal da semana da LaLiga, depois de uma excelente exibição ao serviço do Atlético Madrid.
Uma semana depois de ter marcado um golo ao serviço dos Mambas, no CAN da Costa do Marfim, no empate a dois golos diante do Gana, e quatro dias depois de ter regressado ao Sporting, Geny Catamo continua de pé quente.
Na recepção ao Casa Pia, para a 19ª jornada da Liga Portuguesa, até começou a partida no banco de suplentes, tendo visto o Sporting a marcar cinco golos antes de ser lançado, aos 58 minutos.
Seis minutos em campo e o moçambicano já fazia maravilhas com um golo de belo efeito, à entrada da área, sem hipóteses de defesa para o guarda-redes contrário. Foi o terceiro golo na temporada.
Aos 81 minutos, Geny Catamo voltou a estar em evidência ao fazer uma assistência, a terceira na temporada, para Sebastian Coates, que bisou antes de Trincão fixar o resultado final que mantém o Sporting na liderança, com 49 pontos, mais um em relação ao Benfica, que nesta mesma jornada foi ao terreno do Estrela de Amadora golear por 4-1.
Na partida desta segunda-feira, Geny Catamo teve a pontuação da Sofascore entre todos os jogadores que saíram do banco de suplentes, com 8,1 pontos, e foi a sétima melhor pontuação, atrás dos seus colegas Viktor Gyokeres (9,8), Sebastián Coates (9,4), Francisco Trincao (8,8), Nuno Santos, Pedro Goncalves e Morten Hjulmand, todos com 8,2 pontos.
MANDAVA NA EQUIPA DA SEMANA DA LALIGA
Já na Espanha, o internacional moçambicano Reinildo Mandava voltou a ser titular no Atlético de Madrid, num jogo em que a sua equipa venceu o Valencia por duas bolas sem resposta.
Mandava acabou por ser nomeado para o onze ideal da 22ª jornada da LaLiga, a principal prova futebolística espanhola.
De acordo com a plataforma de estatísticas desportivas “Sofascore”, o moçambicano obteve 7,2 de pontuação, fruto de 88 toques na bola, sete alívios, quatro duelos ganhos no relvado e dois aéreos, dois passes longos completados de duas tentativas e 90% de precisão de passe.
No final da partida, o internacional moçambicano agradeceu o apoio de todos, desde a equipa técnica, o staff e os adeptos, durante o processo de recuperação e garantiu que está pronto para voltar a jogar ao mais alto nível.
Recorde-se que Reinildo Mandava foi um dos dois jogadores que teve a totalidade dos minutos nos três jogos realizados pelos Mambas no CAN da Costa do Marfim, a par de Mexer Sitoe, onde a selecção nacional terminou em último lugar do grupo B com dois pontos, frutos de dois empates a dois golos com o Egipto na primeira Jornada e Gana na última ronda.