O internacional moçambicano, Geny Catamo, regressou aos relvados quatro meses depois. O extremo, que esteve afastado dos campos devido a uma lesão, estreou-se com um golo.
Geny Catamo, extremo cedido pelo Sporting ao Marítimo, tem sido assolado por uma onda de lesões, facto que o tem afastado dos relvados. O internacional moçambicano não tem tido vida fácil na sua carreira, que, fora as lesões, é marcada por avanços e recuos, não conseguindo, por isso, vincar na equipa principal do Sporting, onde já teve oportunidade de alinhar uma vez sob as ordens de Ruben Amorim, precisamente no dia 3 de Outubro do ano passado frente ao Casa Pia.
Na presente temporada, Geny Catamo soma apenas 29 minutos. O extremo moçambicano voltou a competir, depois de mais de quatro meses de ausência, pela equipa B do Marítimo diante da formação do Gondomar.
Catamo marcou um grande golo, ajudando a sua equipa a conservar um empate por duas bolas, após ter entrado a perder, em partida da Série “B” do campeonato de Portugal.
“Sinto-me feliz! Passei por momentos difíceis, e regressar desta forma é muito importante para mim. Sinto-me mais motivado para poder ajudar o Marítimo, embora saiba que ainda me falta um longo caminho para evoluir”, disse Geny Catamo à Marítimo TV.
O extremo de 22 anos tem, assim, a oportunidade de relançar a sua carreira e, por via disso, voltar a merecer confiança do Sporting de Portugal, clube ao qual chegou em Setembro de 2020.
O internacional moçambicano foi contratado pelos “leões” para integrar a equipa júnior do clube. Na sua primeira temporada pelos juniores do Sporting, o extremo moçambicano marcou, no total, nove golos em 25 partidas.
Geny Catamo poderá merecer a confiança do seleccionador nacional dos Mambas, Chiquinho Conde, para o jogo da terceira jornada da fase de qualificação para o Campeonato Africano de Futebol (CAN), diante do Senegal, partida que vai ter lugar, no próximo mês, no Estádio Nacional do Zimpeto.
O jovem jogador tem sido convocado regularmente para a selecção, facto que nos últimos compromissos do combinado nacional não sucedeu, devido à arreliadora lesão que o apoquentava. Geny soma dois golos pela equipa principal dos Mambas.
A primeira vez em que Catamo foi convocado pela selecção “A” foi pelas mãos de Abel Xavier, tendo depois também merecido confiança do português, Luís Gonçalves, técnico que sempre fez questão exaltar as qualidades do jovem jogador de 22 anos.