Geny Catamo está lesionado e vai falhar os próximos jogos do Sporting, confirmou Rúben Amorim, na conferência de antevisão ao duelo com o Estrela da Amadora. O jovem tem um problema no adutor direito e vai ficar fora durante umas semanas, sendo também provável que não represente os Mambas diante do Botswana, a 16 de Novembro, em Francistown, segunda maior cidade daquele país. E, depois, diante da Argélia, embate agendado para 19 de Novembro no Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ).
A paragem leva-o a falhar os embates com os estrelistas, Raków para a Liga Europa e o dérbi eterno, na Luz. Numa altura em que vinha cimentando o seu lugar na equipa e mostrando a boa forma, o moçambicano vê-se obrigado a ficar de fora.
«O Geny Catamo está lesionado e parece-me que está fora até às selecções, está fora para estes últimos três jogos de fecho do ciclo, parece-me. O Morita pode recuperar-se, mas ainda não vai jogar este jogo, o St. Juste está com uma virose e ainda não sabemos se se recupera, o Esgaio também, mas parece mais recuperado, o team-manager também está com uma virose, e portanto, o resto está tudo apto.”, disse Ruben Amorim, treinador do Sporting.
Enquanto a sua carreira desportiva floresce, o contrato com o clube leonino também está em vias de ser prolongado até 2028, com um aumento salarial substancial. Contudo, a percentagem do passe detida pelo Clube continua a ser apenas de 25%, e os dirigentes estão a negociar com o Amora para adquirir a totalidade do seu passe.
Neste início de temporada, Geny Catamo tem conseguido ganhar cada vez maior espaço no plantel do Sporting e, na última partida diante do Olivais e Moscavide, foi até decisivo a saltar do banco de suplentes. O internacional moçambicano de 22 anos soma 11 partidas esta temporada ao serviço dos verdes e brancos e desperta igualmente a atenção de alguns clubes, mais concretamente provenientes da Premier League.
Segundo o portal ‘FootballLondon’, numa informação também confirmada por Fabrizio Romano, jornalista especializado no mercado de transferências, Aston Villa e Fulham são os dois clubes que demonstram maior interesse em torno de Geny Catamo, tendo o jogador do Sporting bem referenciado. De acordo com a publicação londrina, existe a expectativa tanto do clube de Birmingham como da formação orientada por Marco Silva em poder negociar o esquerdino do Sporting já em janeiro, quando a janela de transferências se reabrir.
Recorde-se que, neste momento, o Sporting não detém a totalidade do passe de Geny, sendo que apenas 25% dos direitos do jogador estão na posse do clube de Alvalade. Nesta fase, os leões pretendem negociar o remanescente do passe com o Amora, que detém a maioria dos direitos desportivos de Geny, mas o emblema da Liga 3 exige 3 milhões de euros para negociar os 75% que conserva. De resto, para esta semana está agendada uma nova ronda negocial entre o presidente do Sporting, Frederico Varandas e os dirigentes do Amora, tal como o jornal “Record” avançou, de modo a chegar a um possível acordo para que os leões possam garantir a totalidade de Geny Catamo.
Além disso, o próprio jogador moçambicano só deve avançar para a renovação de contrato com o Sporting após ter este processo da compra do passe resolvido. Actualmente blindado por uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros, Geny Catamo tem contrato com o emblema de Alvalade até Junho de 2026.