O País – A verdade como notícia

Ganhar vantagem e defender com unhas e garras…

Costa do Sol derrotou, terça-feira, a Associação Black Bulls (3-2) em desafio antecipado da 7ª jornada da Liga Jogabets de futebol. Esta foi a primeira derrota dos “touros” na competição.

Naquela que foi a reedição da final do ano passado, Costa do Sol e Black Bulls travaram argumentos no relvado sintético dos “canarinhos”. O conjunto orientado por Horácio Gonçalves procurou, desde cedo, pressionar o seu adversário na perspectiva de cedo chegar ao golo.

Mas os donos da casa teriam uma contrariedade logo aos 12’. Victor, guarda-redes do Costa do Sol, viu o cartão vermelho na sequência de um lance em que jogou a bola com mão fora da sua área, na tentativa de evitar que o esférico ficasse à mercê do avançado Melque. Isso não abalou o Costa do Sol, que, à passagem do minuto 32, chegou ao golo por intermédio de Mbulu.

Mesmo a jogar com uma unidade a mais, a Black Bulls não conseguia assenhorar-se no jogo! Aliás, seriam os donos da casa a chegar com justiça ao segundo golo. Estavam jogados 40’ quando Mbulu bisou na partida ao bater o guarda-redes Ivan.

Os adeptos do Costa do Sol faziam a festa nas bancadas. E não era tudo! Seis minutos volvidos, ou seja, aos 46’, os “canarinhos” ganharam uma grande penalidade cobrada por Mbulu. O avançado “canarinho” assinou o “hatrick” na linha dos onze metros.

Foi-se ao intervalo e, no reatamento, a Black Bulls mudou de postura em campo. A primeira acção do treinador da Black Bulls, Hugo Martins, foi mexer no seu xadrez, e as alterações operadas nos “touros” resultaram.

Melque, o suspeito do costume, reduziu com uma obra de arte a vantagem para 3-1. Um golo de belo efeito para inspirar os mais novos.

Com o tento, a Black Bulls cresceu no jogo e acreditou que podia dar a volta à desvantagem. Pressionaram o seu adversário, obrigando-o a baixar as suas linhas. Fruto do maior pendor ofensivo, os “touros” reduziram para 3-2. Os “canarinhos” defenderam o resultado, fechando, desta forma, todos os caminhos da sua baliza. Com vantagem, o Costa do Sol até recorreu, em algumas situações, à prática antijogo.

A contar para o grupo B, a Académica goleou o Ferroviário das Mahotas por 4-1 por 4-1, enquanto o Estrela Vermelha venceu o Racing por 2-0. O Matchedje também venceu por 2-0 o Vulcano, num jogo realizado no seu campo.

Lembre-se que o clássico entre o Costa do Sol e Ferroviário de Maputo, inicialmente previsto para amanhã, foi adiado a pedido dos “locomotivas”, que no sábado disputam a Supertaça Mário Coluna, em Maxixe, província de Inhambane.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos