O País – A verdade como notícia

Furacão Idália deixa casas submersas e 242 mil pessoas sem energia na Flórida

Foto: JM Madeira

O Idália atingiu a Flórida como furacão de categoria três, num máximo de cinco. Com ventos de mais de 200 quilómetros por hora é um dos mais fortes a atingir o estado norte-americano nos últimos anos. Algumas casas na costa ficaram submersas e mais de 242 mil pessoas sem energia.

Até ao início da tarde de ontem, as autoridades não haviam confirmado a existência de vítimas mortais devido à passagem do furacão na Flórida, embora relatos de acidentes de trânsito fatais em dois condados possam vir a ser relacionados com o furacão, disse esta quarta-feira o governador estadual, Ron DeSantis, numa conferência de imprensa em Tallahassee, capital do estado.

Segundo as autoridades locais, citadas pelo Notícias ao Minuto, as vítimais mortais em causa são um homem de 59 anos que conduzia uma carrinha sob forte chuva e que acabou por sair da estrada nos arredores de Gainesville e um homem de 40 anos que perdeu o controlo da sua viatura e bateu numa árvore em Dade City, a norte de Tampa.

DeSantis fez um balanço da passagem do furacão de categoria três pela região conhecida como ‘Big Bend’ e que atingiu a costa com ventos de 205 quilómetros por hora, antes de começar a perder força.

Apesar de o fornecimento de energia elétrica ter sido restabelecido a 262 mil habitações, ainda existem mais de 250 mil casas sem electricidade nas zonas afectadas, acrescentou o governador, que começou a sua aparição anunciando que o olho do furacão já tinha saído do território da Florida.
Centenas de voos foram cancelados nos Estados Unidos esta quarta-feira por causa do furacão.

Entretanto, o furacão Idália enfraqueceu e desceu para a categoria dois ao mover-se em direcção à Geórgia depois de atingir a costa oeste da Flórida na manhã de quarta-feira.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos