O País – A verdade como notícia

Fundo Global disponibiliza 515 milhões USD para combater doenças

O Fundo Global Internacional vai disponibilizar 515 milhões de dólares para o combate à  Malária, Tuberculose e HIV/SIDA em Moçambique.

A maior parte da verba, mais de 270 milhões de dólares, vai para o combate ao SIDA, doença que em Moçambique mata diariamente mais de 100 pessoas.

E para o combate à malária, a maior causa da mortalidade, serão alocados cerca de 165 milhões de dólares, enquanto 48 milhões vão para o combate à tuberculose.

O Fundo Global Internacional disse, durante o acto que formalizou o anúncio do financiamento, esperar bom desempenho de Moçambique nas metas traçadas até 2020.

Os parceiros, no caso os Estados Unidos, que fazem parte deste fundo global, apelaram para que que cada dólar seja usado de forma eficaz.

Parte do valor será repartido pelas organizações da sociedade civil como o Fundo de Desenvolvimento da Comunidade, Centro de Colaboração em Saúde e Visão Mundial, entidades que vão ajudar nas acções de combate às doenças.

A ministra da Saúde promete melhor gestão do valor que deverá reduzir mortes, garantir maior tratamento e prevenção das doenças.

Espera-se que até 2020, o tratamento anti-retroviral abranja 80 por cento da população, que as mortes relacionadas com a tuberculose reduzam de 120 pessoas em cada 100 000 em 2016 para 60 em cada 100.000 até 2020 e que se aumente o uso da rede mosquiteira, devendo ser distribuidos 14.9 milhões de redes na campanha 2020.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos