O cabeça-de-lista da Frelimo, Rasaque Manhique, diz estar a consolidar todos os anseios dos munícipes na campanha eleitoral, para além de determinar os caminhos que se pretende seguir no processo de governação na capital. Manhique recorreu ao termo segundo o qual “a vitória prepara-se, a vitória organiza-se” para sustentar que “temos estado a falar com os munícipes muito antes da campanha eleitoral.”
Uma marcha pela Avenida Acordos de Lusaka, tendo como ponto de partida a Praça dos Heróis e o de chegada a Praça da Paz, foi a única actividade ligada à campanha eleitoral em que Rasaque Manhique esteve envolvido esta quarta-feira. Na ocasião, o cabeça-de-lista da Frelimo disse que a vitória do seu partido é certa. Manhique disse que o trabalho de base foi feito muito antes da pré-campanha e campanha eleitoral, num processo em que “procuramos perceber dos munícipes as suas inquietações.”
Rasaque Manhique garantiu que, na campanha eleitoral, a Frelimo “está a fazer a festa com os munícipes, a consolidarmos todos os nossos anseios e determinarmos os caminhos que queremos seguir e, acima de tudo, temos a confiança porque os nossos munícipes são responsáveis e depositam sempre confiança no nosso partido.”
O cabeça-de-lista da Frelimo considerou que “vamos continuar a implementar acções de desenvolvimento e, naturalmente, conhecemos as preocupações do distrito Ka Chamanculo as que as populações nos trazem.”
Governação participativa e inclusiva continua a ser referenciada por Rasaque Manhique como uma das marcas do seu projecto de Governação, porquanto, reitera, nenhuma decisão será tomada sem o seu conhecimento. “Afinal de contas, esta é a capital e é aqui de onde deve partir o exemplo, devemos todos nós não só o município e o Governo mas também os munícipes vão nos ajudar nisso. É, por isso, que a nossa governação se quer participativa. A nossa governação é de Maputo para Maputo e de munícipes para munícipes.”
Rasaque Manhique deixou ainda ficar uma mensagem sobre o dia de celebração da Paz e da reconciliação nacional. “Não é a primeira vez que temos contacto com os nossos munícipes. É assim como nos ensina a Frelimo, pelo que vamos celebrar a paz com a grande preocupação sobre o que está a acontecer na nossa província de Cabo Delgado. Pedimos aos moçambicanos todos para que nos unamos, para que estejamos sempre coesos e encorajemos os nossos irmão jovens que se encontram na província de Cabo Delgado lutando por um Cabo Delgado melhor e livre do terrorismo.”
A finalizar, considerou que o DDR “foi um ganho importante para o país é resultado de muita determinação do nosso governo sabiamente dirigido pelo presidente Filipe Nyusi. É histórico, como sabem, e neste momento devemos nos dedicar a luta contra o terrorismo em Cabo Delgado”.