A França anunciou, esta quarta-feira, um reforço de dois mil milhões de euros, em apoio militar à Ucrânia. Os líderes dos dois países tiveram um encontro na capital francesa
Emmanuel Macron recebeu o seu homólogo ucariano, Volodymyr Zelensky, em Paris. Após o encontro, realçou o seu apoio a Ucrânia, anunciando ajuda financeira de dois mil milhões de euros, em apoio militar a Kiev.
“Estes dois mil milhões de euros de apoio extra fazem parte de uma primeira tranche com vista a mobilizar também amanhã todos os parceiros para continuarmos este apoio imediato a Ucrânia”, explicou o presidente francês, referindo-se à cimeira que decorre esta quinta-feira em Paris.
Referindo-se às negociações para a paz, lideradas pelos Estados Unidos da América, Emmanuel Macron afirmou que a Rússia mostra nas suas acções o desejo de continuar com a guerra, e foi optimista em declarar que as conversações estão numa fase decisiva para pôr término à guerra.
Volodymyr Zelensky também fala de momentos decisivos.
“Este é o momento decisivo para o mundo. A forma como hoje os líderes desenharem a segurança na Europa terá impacto em muitas gerações vindouras”, disse Zelensky.
O apoio financeiro foi anunciado um dia antes de uma cúpula com apoiantes da Ucrânia.