O Fórum de Investimento em África realiza, amanhã e quinta-feira, sessões de conselho de administração virtual. Aos investidores serão apresentados mais de USD 50 mil milhões de projectos com curadoria bancária.
As sessões deveriam ter sido realizadas durante o evento Africa Investment Forum Market Days, em Novembro de 2021, que foi adiado devido à variante Ómicron do vírus Covid-19.
Os conselhos de administração apresentarão projectos em sectores-chave prioritários identificados na iniciativa Resposta Unificada à Covid-19 do Fórum Africano de Investimento 2020.
Os sectores incluem agricultura e agro-processamento; educação; energia e clima; saúde; minerais e mineração; tecnologias de informação e comunicação e telecomunicações; e industrialização e comércio. Nove destes projectos são liderados por mulheres, com um valor potencial de cinco mil milhões de dólares.
A abertura do Fórum de Investimento Africano 2022 será feita pelo presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi A. Adesina, a quem cabe, igualmente, proceder ao encerramento e um anúncio no dia 17 de Março.
Lançado em 2018, o Fórum Africano de Investimento é uma plataforma “multi-stakeholder” e multidisciplinar que faz avançar projectos de parcerias público-privadas e privadas até à bancarrota. Também angaria capital e acelera os negócios até ao encerramento financeiro.
O Fórum de Investimento em África é uma iniciativa do BAD com Africa50; a Corporação Financeira Africana; o Banco Africano de Exportação-Importação; o Banco de Desenvolvimento da África Austral; o Banco de Comércio e Desenvolvimento; o Banco Europeu de Investimento; e o Banco Islâmico de Desenvolvimento como parceiros fundadores.