A Electricidade de Moçambique diz que foi completamente restabelecido o fornecimento de energia eléctrica à Linha Namialo – Monapo, na Província de Nampula, após a queda de Torres de Alta Tensão sob o Rio Monapo, causada pela passagem do Ciclone Jude. Inclusivamente, já estão em operação, ligadas à Rede Eléctrica Nacional, as Subestações de Monapo, Nacala Porto e Nacala-à-Velha.
“Contudo, importa realçar que, esta reposição é ainda preliminar, tendo consistido na implantação de duas Torres de Restauração de Emergência, movimentadas das Regiões Sul e Centro do País. O próximo passo prevê a construção de infra-estruturas mais resilientes, com postes metálicos e de betão, incluindo a revisão das especificações dos postes de madeira para àquela região”.
O mau tempo registado nas Províncias de Nampula e Zambézia, no dia 10 de Março, deixou cerca de 430 mil clientes, de 19 distritos, sem corrente eléctrica. Entretanto, até 14 de Março passado, já tinha sido reposto o fornecimento de energia eléctrica a cerca de 200 mil clientes, facto que aconteceu nas últimas duas semanas.
Assim, a reposição da corrente eléctrica em Nampula ocorre dentro do prazo de 15 dias previsto pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) da EDM, Joaquim Ou-chim, durante a visita de monitoria dos trabalhos de reposição pós-ciclone Jude, realizada no dia 14 deste mês.