Na sua mais recente análise sobre as principais economias africanas, a Focus Economics antevê um crescimento de 3,7 por cento em 2019, e uma aceleração para 4,3 por cento no ano seguinte para Moçambique.
A previsão significa uma ligeira baixa na ordem de 0,1 pontos percentuais face anterior análise à economia moçambicana, que fora na ordem de 3,8 por cento.
A aceleração do crescimento deste ano é justificado pela melhoria das condições monetárias e dos fluxos de investimento, particularmente para os mega-projectos do Gás Natural Liquefeito, escrevem os analistas.
Apesar das previsões mostrarem um crescimento da economia do país, que em 2018 fixou-se nos 3,3 por cento segundos dados oficiais, a Focus Economics alerta que o forte peso da dívida vai continuar a ensombrar as perspectivas da evolução da economia nacional.
Ainda no mesmo relatório a consultora revela que no último trimestre do ano passado, a economia pareceu ter ganho fôlego, que se seguiu a um terceiro trimestre modesto, ainda que com um notório crescimento da produção na indústria extractiva.
O documento revela também que a inflação aumentou para 3,8 por cento em Janeiro, face aos 3,5 por cento que tinha registado em Dezembro, lembram os analistas, que dizem esperar que a subida dos preços registe um valor de 5,7 por cento este ano e 5,9 por cento no próximo.