A Federação Moçambicana de Voleibol (FMV) ainda não tem fundos necessários para a participação das duplas nacionais no Campeonato do Mundo de Voleibol de Praia de Sub-21, no México, e sénior, na Austrália. Texto: Redacção
Foto: O País
Há um mês do Mundial Sub-21 e a dois do de seniores, a FMV continua sem uma luz verde para viabilizar a deslocação dos representantes moçambicanos nas duas provas.
O presidente da FMV, Mahomed Valá, refere que a instituição que dirige ainda não recebu nenhuma garantia de suporte financeiro para cobrir as despesas da participação dos atletas moçambicanos nos dois eventos internacionais.
“Para levarmos os nossos atletas à maior prova de vólei de praia, até agora não recebemos qualquer apoio, numa altura em que a competição está praticamente à porta, com o Campeonato do Mundo Sub-21 agendado para os dias 14 a 20 de Outubro, no México, e o “Mundial” de seniores marcado para decorrer entre os dias 14 e 24 de Novembro, na Austrália, com a chegada prevista para o dia 5 desse mês”, explicou Mahomed Valá.
Valá assegura que, apesar desses constrangimemntos, os atletas continuam focados no trabalho, mantendo o foco nos treinos, sob a orientação técnica de Osvaldo Machava.
“Continuamos a treinar e a preparar as nossas duplas nacionais: Verónica/Nádia e Ednilson/Helton (Sub-21), bem como Zelito/Touch e Vanessa/Mércia (seniores), na arena da Costa do Sol, às terças e quintas-feiras. O nosso objectivo é manter o ritmo competitivo dos atletas”, garantiu.
A FMV precisa de pouco mais de nove milhões de meticais para garantir a participação nas duas competições, dos quais 3 558 098,97 meticais se destinam ao Mundial Sub-21, e 6 360 885,54 meticais ao de seniores.