O Ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse, recebeu, no seu gabinete de trabalho, uma delegação da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) para analisar o ponto de situação da preparação e organização da selecção nacional de futebol, os Mambas, tendo em vista a sua participação no Campeonato Africano das Nações (CAN 2025), a realizar-se em Marrocos, de 21 de Dezembro de 2025 a 18 de Janeiro de 2026.
O Campeonato Africano das Nações está há cerca de 45 dias da sua realização e todas acções são necessárias para garantir uma boa participação e prestação dos Mambas, a selecção nacional de futebol, na prova.
Por isso a Federação Moçambicana de Futebol desdobra-se para conseguir, não só fundos, agora com o lançamento da campanha de apoio aos Mambas, mas também busca parceiros que possam garantir melhores condições para o combinado nacional.
Esta semana, a direcção da Federação Moçambicana de Futebol, encabeçada pelo respectivo presidente, Feizal Sidat, foi recebida pelo Ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse, para actualizar sobre o nível de organização e preparação dos Mambas para a prova continental.
A actualização apresentada pela FMF ao Ministro inclui o plano de estágios, os jogos de preparação e toda logística que antecederá a viagem para Marrocos. A Federação informou ainda que está a trabalhar em estreita colaboração com parceiros públicos e privados para mobilizar os recursos necessários que garantam as condições logísticas adequadas para a equipa nacional, com especial enfoque no estágio de preparação.
Por sua vez, o Ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse, elogiou e encorajou os esforços empreendidos pela FMF, reconhecendo o contexto económico desafiante que o país atravessa.
O governante apelou à harmonia entre a equipa técnica e a direcção da Federação Moçambicana de Futebol, sublinhando a importância da coesão e do trabalho conjunto para alcançar melhores resultados e assegurar uma representação digna de Moçambique na competição continental.
O Ministro reiterou o compromisso do Governo em continuar a apoiar todas as iniciativas que visem elevar o nome de Moçambique no panorama desportivo africano e internacional, reforçando que os Mambas são motivo de orgulho e inspiração para todos os moçambicanos.
Recorde-se que os Mambas terão dois jogos de preparação na próxima semana, em Marrocos, diante da selecção anfitrião do CAN, no dia 14 deste mês, a partir das 20h00 de Maputo, e três dias depois frente a Chade, também em Marrocos.
Com a convocatória final divulgada, os jogadores vão se concentrar em Tanger, Marrocos, a partir de segunda-feira, 10 de Novembro, sendo que os que actuam internamente vão partir na noite de domingo, enquanto os que actuam no estrangeiro partem dos seus destinos directo para o local do jogo.
Em solo marroquino os Mambas vão realizar três sessões de treinos antes do embate com Marrocos, mais outros dois antes do jogo com o Chade, em Tetouan.
Para o estágio dos Mambas, a Federação Moçambicana de Futebol atendeu ao pedido do seleccionador nacional e o mesmo será em Portugal, concretamente em Algarve, de 14 a 21 de Dezembro, antes do CAN-2025, no Marrocos.

