A Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) garante que há condições para acolher a primeira janela de qualificação para o Afrobasket 2024. O evento vai decorrer de 17 a 25 do mês em curso, em Maputo, e vai contar com a participação de 10 países da Zona VI de África.
O pavilhão do Maxaquene é o palco escolhido para acolher a prova, que se espera que venha a ser um evento de sucesso. A FMB convocou, esta terça-feira, a imprensa, para dar a conhecer os passos que estão a ser dados tendo em vista a organização dessa janela de qualificação.
“É o primeiro evento internacional que nós organizamos desde que tomámos posse. Estamos preparados para fazer o melhor. Naturalmente, não vamos conseguir superar as expectativas dos outros eventos, mas vamos tentar fazer o nosso melhor para tentarmos trazer uma nova impressão e novas ideias daquilo que deve ser o basquetebol de agora em diante”, disse o presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, Paulo Mazivila.
O dirigente diz que a FMB tem estado a correr contra o tempo, motivada pelo facto de a FIBA-África ter informado tarde à instituição que dirige em relação à organização do evento. Ainda assim, garante Paulo Mazivila, a federação já tinha consciência de que, a qualquer momento, poderia ser notificada.
“Na verdade, os nossos preparativos começaram atempadamente. Nesse sentido, podemos garantir que, a partir do dia 17, o país vai testemunhar a festa do basquetebol ao nível da região austral de África”, garante o dirigente. A Federação Moçambicana de Basquetebol diz estar a trabalhar afincadamente de modo a criar as condições recomendadas pela FIBA-África.
A organização desta prova está avaliada em mais de 15 milhões de Meticais. A FMB ainda não dispõe de todo o valor, daí que ainda está a bater às portas aos potenciais patrocinadores.
“Estamos à espera do apoio das pequenas e médias empresas. Devo garantir que algumas já manifestaram interesse em nos ajudar com o pouco que tem. Já desenhámos o nosso guião de contrapartidas e já o partilhámos com essas empresas”, anota o dirigente.
SELECÇÃO NACIONAL INTENSIFICA PREPARAÇÃO
A selecção nacional sénior masculina está a intensificar a preparação tendo em vista a participação nesta janela de qualificação para o maior evento de basquetebol continental. O “cinco” nacional arrancou com os trabalhos há um mês.
“Os treinos, a cada dia que passa, têm-se intensificado. Todos os jogadores que estavam na Beira já estão em Maputo, e os que estavam em Quelimane também. Podemos garantir que a selecção está a fazer o seu trabalho sem nenhum constrangimento”, garante Paulo Mazivila.
Espera-se que, nos próximos dias, os jogadores que actuam em Portugal possam juntar-se à selecção, podendo integrar a última etapa de preparação antes do arranque da prova.
“Acredito que, num espaço de sete dias, os atletas poderão chegar ao país. Estamos a criar todas as condições para lhes trazer cá”.
MOÇAMBIQUE PODERÁ SER PALCO DA SEGUNDA JANELA
A Federação Moçambicana de Basquetebol equaciona a possibilidade de o país acolher a segunda janela de qualificação para o Afrobasket. Segundo Paulo Mazivila, assim que terminar a primeira janela, a FMB vai submeter a candidatura à FIBA para manifestar o interesse de sediar a segunda.
“Espero que tenhamos sorte de conseguir trazer de novo a janela para Moçambique. A nossa perspectiva é intensificar os eventos do basquetebol no país para que não haja sede dessa modalidade”, explica Mazivila.