A garantia foi dada hoje, pelo presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, Roque Sebastião, em entrevista exclusiva ao “O País”.
O regresso total da modalidade da bola ao cesto estava dependente do cumprimento de regras sanitárias. Depois de cumprida a vacinação contra a COVID-19 dos atletas e com compromissos internacionais à porta, Roque Sebastião, entende que não há mais tempo e os campeonatos provinciais e nacionais deverão retomar dentro de dias.
“Dentro dos próximos dias vamos retomar em todos os escalões, mas com formatos diferentes ao nível de competições, uma vez que estamos a cerca de seis meses do fim do ano e o calendário inicial ditava que até Outubro teríamos concluído os campeonatos provinciais para dar lugar aos nacionais ”, detalhou o dirigente.
Com a realização da Taça dos Clubes Campeões Africanos, em femininos, e a qualificação para a Liga Africana de Basquetebol, em masculinos, em Agosto, há espaço apenas para pré-época de duas semanas.
“A equipa sénior masculina tem a oportunidade de participar na Liga Africana de Basquetebol (BAL), que é uma competição sob a égide da FIBA e da NB. Este ano com a segunda oportunidade que os clubes terão, os apuramentos vão decorrer mais cedo, entre Agosto e Setembro, o que vai fazer com o nosso calendário interno seja mexido”, explicou Roque Sebastião.
Lembre-se que as principais competições de basquetebol, no país, estão paradas há quase dois anos.