Skip to main content

O País – A verdade como notícia

Flávio Bolsonaro vence Lula na primeira volta, mas falha a maioria: Brasil volta às urnas a 25 de outubro

Flávio Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais brasileiras. No primeiro turno, Flávio Bolsonaro obteve 47,03% dos votos válidos, contra 45,16% de Lula da Silva, uma diferença de cerca de 2,2 milhões de votos.

Tal como em 2022, Lula da Silva volta a medir forças com um Bolsonaro numa eleição presidencial. Desta vez, o adversário é Flávio Bolsonaro, filho do antigo Presidente Jair Bolsonaro.

Mais de 158 milhões de brasileiros estavam habilitados a votar para escolher o próximo Presidente da República, mas cerca de 125 milhões foram às urnas.

Entre a continuidade do actual Governo e a alternância no poder, o resultado da primeira volta surpreendeu. Flávio Bolsonaro terminou na frente, com 47,03% dos votos, enquanto Lula da Silva obteve 45,16%.

Para o candidato do Partido dos Trabalhadores, o resultado era inesperado.

O mapa eleitoral brasileiro ficou dividido. Flávio Bolsonaro venceu em 15 estados e no Distrito Federal, enquanto Lula da Silva levou a melhor em 12 estados, com um forte desempenho na região Nordeste.

Flávio Bolsonaro considera que o resultado demonstra a vontade de mudança dos brasileiros.

“Estou muito feliz com o resultado que assisto agora, com quase 56 milhões de brasileiros e brasileiras. Obrigado pela confiança. Eu não poderia ter maior certeza de que o Brasil quer mudança. Essa é a leitura do que aconteceu hoje. O Brasil quer mudança e fiquei muito feliz com o resultado em todas as regiões.”

Entre os estados com maior peso eleitoral, Flávio Bolsonaro venceu em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Lula da Silva manteve a liderança na Bahia.

Nos principais estados, as emoções estiveram ao rubro após a divulgação dos resultados.

Fora do Brasil, cerca de 916 mil eleitores estavam habilitados a votar em 134 países. Em Moçambique, Flávio Bolsonaro também saiu vencedor.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE