O País – A verdade como notícia

Financiamento para EN1 pode estar disponível em Março

Moçambique poderá receber, até Março deste ano, um financiamento de 800 milhões de dólares, dos Emirados Árabes Unidos. O valor será usado para a reabilitação de alguns troços da Estrada Nacional Número 1 (EN1).

Na visita de três dias, que o Presidente da República efectuou aos Emirados Árabes Unidos, Filipe Nyusi manteve conversações com o líder daquele país, com foco na continuidade dos acordos iniciados na visita efectuada em Outubro do ano passado.

De acordo com Nyusi, no ano passado foram iniciados diálogos que visavam o reforço da cooperação entre as várias instituições, bem como entre Moçambique e Dubai.

“Seguimos firmes naquilo que fizemos em Outubro quando estivemos cá, portanto não nos distraímos. Os sectores que tínhamos iniciado a discussão são agricultura, infra-estruturas (com a imobiliária inclusa), área de investimentos ou diferentes financiamentos para projectos em Moçambique, mas também na área de defesa e segurança”, disse Filipe Nyusi, durante o balanço dos três dias de visita.

Segundo o Chefe de Estado, a visita foi curta, por se tratar de um evento que contava com a presença de outros chefes de Estado, contudo faz uma avaliação positiva da viagem.

“Mas, tivemos tempo suficiente para revisitar estas áreas e podemos concluir que as coisas estão a evoluir a um bom nível e com uma velocidade acima do que prevíamos”, explicou Filipe Nyusi.

Sobre a reabilitação da EN1, Nyusi disse que uma equipa de engenheiros daquele país já esteve em Moçambique, percorreu a estrada e apresentou um relatório do que foi encontrado, as necessidades e o tipo de intervenção necessária.

“Estamos agora a discutir a viabilidade. Vocês sabem que, em alguns troços, pode haver fluxo de viaturas, por exemplo em Maputo, Inhambane, mas depois frouxa, então significa que nuns pode haver e noutros não, por isso é preciso ver até quando esta estrada pode pagar a estrada, usando sistemas de portagens, etc.”, defende o Presidente da República, tendo acrescentado que “isso desagua em como financiar. A vontade ficou clara nos dois países de que algo tem de ser feito, mas temos que pensar o suficiente para encontrarmos uma solução rapidamente”.

E, pelo rumo das negociações, Nyusi diz que o pacote poderá ser concluído até Março deste ano.

“Iniciámos, na visita anterior, uma negociação de 800 milhões de dólares. Penso que o acordo poderá ser assinado em Março e passar para a fase de desembolso. Estamos a falar de cerca de 1500 quilómetros de estrada, sendo que, para uma parte, já conseguimos o financiamento.”

Nos Emirados Árabes Unidos, Nyusi participou na Semana da Sustentabilidade, com foco na defesa do ambiente, na qual participaram vários líderes mundiais.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos