A província de Sofala foi duramente afectada por ventos, chuvas e secas nos últimos 12 meses. Mas mesmo assim os níveis de produção alcançados neste período foram bastante satisfatórios.
De acordo com o presidente da República, tal facto é surpreendente e mostra um alto sentido de responsabilidade da população de Sofala e do governo provincial.
"Visitei a província de Sofala nos últimos três dias e constatei com felicidade que de uma forma geral, os níveis de desenvolvimento continuam satisfatórios e em relação ao que foi planificado nos últimos 12 meses foi superado. Estou bastante satisfeito se tomarmos em conta que Sofala foi afectada por ventos, secas e inundações, no período em referência, com destaque o ciclone Idai em Março passado.
"Contudo a população e o governo nunca ficaram a espera de apoios, dedicaram todas as suas energias no trabalho", disse Filipe Nyusi.
Nyusi apresentou de seguida alguns exemplos da produção de Sofala, que lhe deixaram comovido.
"Na produção global, em 2017 Sofala produziu 60 mil milhões e em 2018 subiu para 77 mil milhões. Nas receitas houve igualmente uma subida. 5 mil milhões para 17 mil milhões em 2017. A rede industrial também está a subir. Os indicadores na área da pesca são igualmente muito satisfatório. Sofala saiu de 71 mil toneladas para cerca de 105 mil toneladas".
