O Presidente da República, Filipe Nyusi, foi nesta quinta-feira recebido em audiência pelo Papa Francisco no Vaticano no seguimento da visita de Estado que realiza à Santa Sé. Ainda esta sexta-feira, o Chefe de Estado deverá manter conversações com uma delegação da Cúria Romana e um encontro com o Secretário do Estado do Vaticano.
No período de tarde visitará a Comunidade de Sant’Egídio na sua sede em Roma. Exactamente o local que de 1990 a 1992 acolheu as conversações de paz entre delegações do Governo e da Renamo. E no fim do dia irá se reunir com a comunidade moçambicana residente na Itália.
E para atender à esta agenda, Filipe Nyusi está acompanhado pela Primeira-Dama, Isaura Nyusi e outros quadros da Presidência da República. À sua chegada foi recebido por dois Cardeais membros da Cúria Romana no Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco explicou à imprensa que o objectivo da visita à Santa Sé é o reforço da cooperação entre os dois Estados principalmente no domínio da Educação e Saúde.
O Governo moçambicano no entanto pretende encontrar novas áreas de cooperação com a Igreja Católica ao longo das conversações entre as delegações dos dois Estados, e mesmo com a Comunidade do Sant’Egídio que opera no país na área de saúde, apoiando principalmente no combate e tratamento do HIV-Sida através do projecto Dream.
Segundo José Pacheco, o Presidente da República deverá ainda partilhar com o Santo Padre os desenvolvimentos do processo de pacificação do país mas também sobre questões económicas e sociais, uma vez que a Igreja Católica sempre esteve ao lado de Moçambique nos esforços de busca de caminhos para o alcance da paz efectiva.