O País – A verdade como notícia

Filipe Nyusi exige transparência na gestão municipal no país

O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que os municípios devem ser transparentes e evitar actos de corrupção. O Presidente da República falava esta quinta-feira, durante a inauguração de uma nova infra-estrutura de atendimento único aos munícipes da Cidade de Maputo.

Mais uma infra-estrutura foi inaugurada, esta quinta-feira, pelo Presidente da República. Desta vez, trata-se do Balcão do Munícipe na Cidade de Maputo.

A infra-estrutura está localizada nas proximidades da Praça da Independência, na Avenida Samora Machel. De acordo com a edilidade de Maputo, a nova infra-estrutura visa flexibilizar o atendimento aos munícipes, passando a ser atendidos num único ponto.

No seu discurso, Filipe Nyusi deixou uma recomendação para o Município de Maputo.

“Se usarem como foi concebido, não dá espaço para actos de corrupção, mas porque há pessoas pessimistas que acabam por manipular o sistema para introduzir dados que não são reais. Usem este empreendimento para trabalhar com transparência e evitar a corrupção”, apelou Filipe Nyusi.

O Presidente da República quer que os municípios busquem soluções para acabar com a venda informal.

“Conversei com algumas amigas minhas, do mercado Zimpeto, do Mercado de Peixe e cheguei à conclusão de que precisamos de investir mais na literacia e fazer com que os munícipes percebam isso”, disse.

Para o edil de Maputo, Eneas Comiche, o Balcão do Munícipe traz algumas soluções tecnológicas, e o sonho surgiu como uma antevisão da transformação de Maputo, a bela cidade das acácias e jacarandás, numa cidade inteligente, onde o munícipe é atendido por funcionários corteses, competentes e motivados, trabalhando com profissionalismo, rapidez e eficiência, providenciando informação relevante e serviços de qualidade, a partir de um ponto único de entrada de pedidos e entrega de respostas, independentemente da natureza do pedido.

“Na busca de recursos para a prossecução deste objectivo, no dia 30 de Maio de 2008, firmámos um acordo de parceria com o Banco de Moçambique para a construção de um balcão de atendimento público (balcão do munícipe)”, explicou Eneas Comiche, edil de Maputo.

O Balcão do Munícipe foi construído em parceria com a MCNET-SGS na implementação da plataforma tecnológica.

O sistema tecnológico chama-se e.acácia e é um Sistema Integrado de Gestão Municipal (SIGEM) que abarca todas as áreas de actuação do município, desde o atendimento público, passando pela tramitação de expediente, gestão dos processos de trabalho para a administração de recursos humanos, materiais e financeiros do município até à reestruturação e adequação do modelo organizacional da instituição às exigências de prestação virtual, e em tempo real, dos serviços.

Trata-se do primeiro balcão do munícipe no país, e a sua construção está avaliada em 490 milhões de Meticais.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos