O Presidente da República e o líder da Renamo reafirmaram o compromisso de avançar e concluir o processo de Desmobilização, Desarmamento e Reintegração (DDR) dos antigos guerrilheiros da Renamo até ao fim deste ano.
De acordo com um comunicado das Nações Unidas em Moçambique, durante a reunião entre Filipe Nyusi e Ossufo Momade, foram abordados os principais tópicos relacionados com a implementação em curso do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional.
Entretanto, o processo de DDR, aplicação de pensões e o enquadramento na Polícia da República de Moçambique foi a tónica dominante do encontro.
“O compromisso permanente de concluir o componente de DDR até ao fim do ano foi reafirmado por ambas as partes, com reconhecimento mútuo da sua importância nacional”, lê-se no comunicado das Nações Unidas.
Filipe Nyusi e Ossufo Momade reafirmaram, também, a sua dedicação em priorizar o diálogo como fundamento para a construção de uma paz duradoura.
Já as Nações Unidas dizem que vão “garantir que o país permaneça no caminho certo para alcançar a paz definitiva e a reconciliação nacional em benefício de todos os moçambicanos”.