O País – A verdade como notícia

Festival Standard Bank Acácias Jazz: Uma noite para não esquecer

Músicos nacionais e estrangeiros brilharam, na última sexta-feira, na quarta edição do Festival Standard Bank Acácias Jazz, na Cidade de Maputo. No palco montado no Campus da Universidade Eduardo Mondlane, ouviram-se ritmos de Jimmy Dludlu, Everette Harp e Jeff Lorber.

O Festival Standard Bank Acácia Jazz, realizado na Cidade de Maputo, teve a duração de mais de quatro horas e começou com a actuação de Leyna Souto. A jovem artista apresentou mais de cinco temas e usou do melhor da sua voz para se estrear em palco.

E, como sempre, Jimmy Dludlu fez o palco estremecer com a sua energia. Depois da actuação, em entrevista, o guitarrista moçambicano disse que o sucesso do espectáculo foi possível graças aos seus alunos. O artista ainda endereçou “parabéns ao Standard Bank e a todos os artistas que fizeram parte do festival’’.

E como não devia deixar de ser, o público seguiu no mesmo barco. Paulo Ricardo, do lado da plateia, deixou a emoção falar alto e disse que é a primeira vez em que assiste a um “verdadeiro” espetáculo.

O saxofonista Everette Harp, acompanhado pelo Jeff Lorber, mostrou que o jazz não tem fronteiras. Os dois artistas marcaram em grande a sua primeira actuação em Moçambique.

Everette Harp toca desde os seus 20 anos e experimentou-se discograficamente em 1992, tendo agora nove discos no mercado.

Já Jeff Lorber, natural de Filadélfia, começou a tocar em 1975, e em 1977 lançou o seu primeiro CD. A sua carreira reúne 13 discos, sendo que o último foi lançado ano passado. O artista já foi nomeado seis vezes para os Grammy’s.

A quarta edição do Festival Standard Bank Acácia Jazz é realizada em parceria com o Conselho Municipal de Maputo e o Ministério da Cultura e Turismo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos