O Ferroviário de Maputo derrotou, na noite deste domingo, o Costa do Sol, por 69-63, no jogo 1 dos playoffs a melhor de 5 da final da Liga Mozal. No início da caminhada rumo à conquista do título, os “locomotivas” da capital do país entraram melhor na partida, liderando parcialmente o marcador nos primeiros minutos do primeiro quarto.
Ainda assim, a equipa de João Mulungo permitiu que o Costa do Sol se recuperasse, terminando o primeiro quarto em vantagem de dois pontos, 15-13.
No segundo quarto, os “canarinhos” tiveram uma entrada avassaladora, perante um Ferroviário algo titubeante, sobretudo nos momentos decisivos da partida. Não espantou, por isso, que a turma de Miguel Guambe voltasse a liderar a marcha do marcador, desta vez com uma diferença de quatro pontos, 32-28.
O Costa do Sol foi ao intervalo a vencer por 47-41. Com a lição bem estudada, os “locomotivas” voltaram à quadra mais clarividentes, ainda que cometessem muitos erros ofensiva e defensivamente.
O Costa do Sol soube tirar partido disso, tendo em conta que concretizava mais. Entre cambalhotas no resultado, o Ferroviário acabou por vencer o terceiro quarto por uma margem de dois pontos, 48-46.
No último quarto, só deu Ferroviário de Maputo. João Mulungo bloqueou todas as acções ofensivas do seu adversário, numa altura em que Stélio Rodrigues e Baggio Chimonzo aproveitam os lançamentos exteriores para colocarem a sua equipa em vantagem.
Os “canarinhos” tentaram correr atrás do resultado, mas sem muitas soluções no ataque. O Ferroviário de Maputo acabou por fixar o resultado final em 69-63 e já leva vantagem de 1-0 na final. As duas equipas voltam a defrontar-se, esta segunda-feira, no Pavilhão do Maxaquene, desta feita para o jogo 2.