A equipa sénior feminina do Ferroviário de Maputo estreia este sábado na Liga Africana de Basquetebol feminino, diante do First Bank da Nigéria, para a primeira jornada do grupo B. Já o Sporting de Luanda, que conta com três moçambicanas, estreia diante do REG do Ruanda, também no sábado.
É a edição 2025 da Taça dos Campeões Africanos em femininos, ora denominada Liga Africana de Basquetebol Feminino, a WBAL. O Ferroviário de Maputo regressa à prova na qualidade de campeã nacional da Liga Mozal, para defender o título africano conquistado ano passado.
Para esta edição as locomotivas estão inseridas no grupo B, juntamente com FAP dos Camarões, KPA (Quénia) e First Bank da Nigéria.
A defesa do título inicia sábado, a partir das 17h00 de Maputo, quando defrontar as nigerianas do First Bank, equipa que não tem criado muitas dificuldades às campeãs africanas, já que em cinco jogos entre ambas as moçambicanas venceram quatro e perderam um jogo.
As treinadas de Nasir Salé voltam à quadra no domingo, às 12h00 horas, diante do FAP dos Camarões, fechando a fase de grupos na segunda-feira às 17h00, frente ao KPA do Quénia.
Moçambique está presente na WBAL também representado por três atletas que representam o Sporting de Luanda de Angola. Trata-se de Eleotéria Lhavanguane, Nilsa Chiziane e Vilma Covane, que marcam estreia, no grupo A, frente ao REG do Ruanda, sábado às 19h30.
O grupo A integra ainda a anfitriã Al Ahly do Egipto e o FBA da Costa do Marfim, enquanto o grupo C é composto por APR do Ruanda, BBC do Malawi, CNSS da República Democrática do Congo e ASC Dakar do Senegal.
A WBAL disputa-se em Cairo até ao dia 15 de Dezembro corrente.

