08.10.2017. Data em que, dada a luta pela liderança que os jogos enceram, há-de ser uma jornada profícua em termos de espectacularidade nos “rinks” do pavilhão do Estrela Vermelha.
São, é certo, três jogos que corporizam a sétima jornada do Campeonato da Cidade de hóquei em patins, mas são dois aos quais nos atemos: Estrela Vermelha vs Desportivo “B” e Ferroviário de Maputo vs Desportivo JAT.
Nem mais, até pelas ambições das quatro equipas na prova. Começando, naturalmente, pelo fim. Porque, como é de praxe, o “melhor” fica mesmo para o fim. 21h00, Desportivo JAT e Ferroviário de Maputo sobem ao “rink” do pavilhão do Estrela Vermelha para esgrimirem argumentos na luta pelos três pontos em disputa.
Segundo classificado na prova, com menos três pontos que o líder Estrela Vermelha, Desportivo JAT parte para este desafio com a vitória no horizonte.
Aliás, não tem outro caminho e muito menos escolha se, efectivamente, quiser continuar a pressionar o Estrela Vermelha na luta pela conquista do Campeonato da Cidade.
Por isso, espera-se um conjunto “alvi-negro” pressionante e a cair sobre o seu adversário que ocupa a terceira posição na prova com nove pontos.
De resto, será interessante perceber como é que a juventude “locomotiva” reage a humilhação imposta pelos “alaranjados”, por 11-0, na última ronda.
Com uma equipa renovada, e formada por alguns valores que estiveram presentes no estágio da selecção nacional em Lisboa, Portugal, o Ferroviário de Maputo quer arrancar uma vitória esta noite para reduzir a diferença em relação ao Estrela Vermelha e o próprio Desportivo.
Pedro Tivane, treinador do Ferroviário de Maputo, avisara que ia dar um “puxão de orelhas” aos seus rapazes para que estes mostrem o seu real valor nos “rinks”.
Estrela no trilho do Desportivo “B”
Uma miscelânea de juventude e experiência, o Desportivo “B” tem pela frente, esta noite, o Estrela Vermelha, líder da competição com 18 pontos.
Um jogo também interessante de seguir, porquanto os “alaranjados” pretendem manter a sua senda vitoriosa na competição.
E, justamente, frente a um Desportivo “B” que têm bons valores que se apresentam como o presente do futuro. E são jovens com “arrogância” competitiva que querem contrariar o favoritismo dos “alaranjados”.
Académica com tarefa facilitada
Com melhor estrutura que o seu adversário, a Académica, quarto classificado da prova, bate-se com a frágil formação do Dom Bosco. É um jogo em que os “estudantes” são claramente favoritos a alcançar a vitória.
Motivada pela vitória na última jornada diante do Desportivo “B”, por 9-2, a Académica sabe bem que um triunfo esta noite e desaire do Ferroviário de Maputo coloca esta formação isolada no terceiro lugar da prova.
À procura da sua primeira vitória na competição, o Dom Bosco entra para o “rink” ciente das dificuldades que irá encontrar no confronto com os “estudantes”, mas crente de que pode surpreender.