O País – A verdade como notícia

Fernando Vaz distinguido como Doutor Honoris Causa 

O antigo ministro da Saúde, Fernando Vaz, distinguido com o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Wutivi, esta terça-feira,  numa cerimónia carregada de simbolismo e reconhecimento público. Na ocasião, Vaz afirmou que sonha com um Moçambique com um sector da saúde de qualidade e humanizado. 

A homenagem coincidiu com o 97.º aniversário do antigo ministro da saúde e médico cirurgião, Fernando Vaz, para assinalar uma vida inteira dedicada ao serviço de Moçambique, com contributos nos domínios da saúde, educação e da formação de quadros nacionais.

Figura respeitada em vários domínios no país, Fernando Vaz é apontado pela Universidade Wutivi como uma referência de dimensão humanista, comparável a grandes líderes morais como Nelson Mandela pela sua entrega à causa pública.

Visivelmente emocionado, Fernando Vaz considerou a distinção um “belo presente de aniversário” e reiterou o sonho de ver um Moçambique com um ensino de qualidade, humanizado e inclusivo.

O doutor honoris Causa elogiou o trabalho desenvolvido pela Universidade Wutivi e encorajou as instituições de ensino a manterem o compromisso com a excelência académica.

Na ocasião, apontou-se que o título é muito mais que merecido, pelo trabalho feito pelo antigo governante para promoção da honra, ética profissional e do respeito pelos profissionais da saúde.

A cerimónia contou com a presença de governantes, com destaque para o antigo Presidente da República Armando Guebuza, académicos, estudantes e familiares, num ambiente marcado por emoção, aplausos e o reconhecimento público de um legado que atravessa gerações.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos