A cidade da Beira acolhe a 1ª conferência Nacional sobre Mulher e Paz, a conferência organizada pelo Movimento Mulher e Paz visando promover a participação da mulher e sua influência na edificação da paz e reconciliação nacional para coesão social em Moçambique.
A conferência que será organizada pelo FDC tem por objectivo consolidar as ideias resultantes das consultas comunitárias e regionais.
A PCA da FDC, Graça Machel, disse que este é um movimento social e comunitário de construção da paz através do papel da mulher na família, comunidade e no país.
“O Presidente da República e os líderes da Renamo iniciaram um processo para o alcance da paz efectiva. Eles estão a dirigir um processo político para a paz. Esta iniciativa não entra em contradição com este processo. Pelo contrário, visa complementar e enraizar a semente da paz e reconciliação social ao nível das famílias, aldeias, bairros, e sectores de trabalhos’’, afirmou Graça Machel.
O Director de Programas da FDC, Joaquim Oliveira, disse que a iniciativa procura ampliar e aumentar o espaço, as oportunidades e as capacidades das mulheres para a sua participação e envolvimento no diálogo e nos processos políticos em curso, no de reconciliação e de estabelecimento de confiança conducentes à coesão social inclusiva.
A conferência que terá lugar de 21 a 23 do mês em curso, vai contar com mais de 200 participantes representando todas províncias do país.