O País – A verdade como notícia

FDC e CECAP realizam 5ª conferência nacional da rapariga

A Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade- (FDC) em parceria com o Governo de Moçambique e a Coligação Para a Eliminação dos Casamentos Prematuros (CECAP) realizava a V conferência nacional da rapariga.

A conferência tem como objectivo criar um espaço de partilha de conhecimento e troca de experiências entre raparigas com a participação do rapaz, com vista a influenciar na prioridade de investimento em políticas públicas e planos de acção para a protecção dos direitos da rapariga e do seu desenvolvimento íntegro.

As raparigas têm a oportunidade de no fim de cada conferência entregar ao Governo um documento contendo suas preocupações e recomendações.

Em Moçambique 48.2 por cento de raparigas e jovens casam-se antes dos 18 anos e 46 por cento das raparigas entre 15 a 19 anos contraem grávidas ou tornam-se mães. Daí, a necessidade de se fazer uma reflexão sobre os progressos e desafios na melhoria da oferta de serviços básicos de qualidade de proteção, educação, saúde entre outros.

A conferência que irá decorrer de 16 a 17 do mês em curso tem como lema “Para que nenhuma menina fique excluída do Desenvolvimento em Moçambique, Vamos Erradicar os Casamentos Prematuros”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos