O País – A verdade como notícia

FBI apreende documentos “ultrassecretos” na casa de Trump

Foto: Poder360

O FBI apreendeu 11 conjuntos de documentos confidenciais na residência de Donald Trump, em Mar-a-Lago, no estado da Flórida, no início desta semana. De acordo com o mandato de busca divulgado pelo jornal “The Washington Post”, citado pelo Expresso, os documentos deveriam encontrar-se em instalações especiais do Governo.

Entre o material apreendido, existem documentos classificados como ultrassecretos ou sensíveis, um tipo de conteúdo que pode causar danos “excepcionalmente graves” à segurança nacional dos Estados Unidos.

O jornal The Washington Post, também citado pela Euronews, avança que alguns dos documentos poderão estar relacionados com armamento nuclear.

Segundo a Euronews, a líder do congresso norte-americano, Nancy Pelosi, salientou que existem leis “contra o manuseamento indevido” deste tipo de documentos e apelou a que se reconheça isso. Pelosi disse ainda que a informação é classificada, acima de ultrassecreta.

O ex-chefe de Estado americano nega qualquer irregularidade e diz que os documentos que tinha em casa não eram classificados ou secretos.
O Departamento de Justiça Norte-Americano tem estado a investigar a descoberta de caixas com informação classificada que foram levadas para Mar-a-Lago, depois de Trump deixar a Casa Branca.

De acordo com o mandato de busca, Trump é suspeito de ter violado artigos do Ato contra Espionagem, que faz parte de uma legislação que proíbe a manipulação de documentos confidenciais, particularmente relevantes na área da defesa nacional.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos