O País – A verdade como notícia

Falta de primeiros socorros aumenta as mortes causadas por acidentes de viação

Foto: O País

A demora na chegada de equipas de primeiros socorros e a má prestação de ajuda concorrem para a morte de algumas vítimas dos acidentes de viação no país, segundo a Cruz Vermelha de Moçambique, que falava no âmbito da celebração do Dia Mundial dos Primeiros Socorros.

Uma imagem de várias pessoas estateladas no chão, ensanguentadas, algumas gritando por socorro…sirenes da Polícia e de ambulâncias, o cenário ilustrava uma simulação de um acidente de viação, com vítimas humanas a precisarem de primeiros socorros.

No entroncamento das avenidas 24 de Julho e Tomás Nduda, na Cidade de Maputo, várias pessoas, entre peões e automobilistas, acompanharam, hoje, uma simulação alusiva ao Dia Mundial dos Primeiros Socorros.

O que não é simulação é o número de vítimas de acidentes de viação que perdem a vida por falta de ajuda rápida e condigna, de acordo com o director-nacional dos Primeiros Socorros na Cruz Vermelha de Moçambique.

“Por vezes, os acidentes acontecem e a chegada do socorro é tardia, por causa do tráfego e a localização do ministro, apesar de que em Chidenguele e na Manhiça, temos lá comunidades que nós treinamos para poder socorrer as vítimas de acidentes”, disse Fideliz de Sousa.

De acordo com o entrevistado, a formação de pessoas em matéria de primeiros socorros é crucial para reduzir mortes e esse é um papel assumido tanto pela Cruz Vermelha, bem como pelas autoridades de saúde e da Polícia.

“Muitas vezes, os acidentes acontecem e nós perdemos a vida, quando somos os primeiros a ter o contacto com as vítimas, antes de uma especialista. Por isso, estamos a partilhar a importância da formação das comunidades”, concluiu a fonte.

A Polícia de Trânsito, por seu turno, apela à responsabilidade dos peões e automobilistas para prestarem apoio, sempre que se virem numa situação que exija apoio.

“A maior parte dos acidentes que ocorrem na via, pelo menos na Cidade de Maputo, tem a ver com acidentes do tipo atropelamento, onde uma percentagem elevada tem a ver com a má travessia do peão. Por isso, temos palestrado em locais de maior aglomeração, para que as pessoas saibam que as estradas são para ser partilhadas com as viaturas. Aos condutores, o apelo é que haja cumprimento do previsto na lei”, explicou José Nhatumbo, porta-voz da Polícia de Trânsito, na Cidade de Maputo.

O Dia Mundial dos Primeiros Socorros é celebrado a 11 de Setembro, com o objectivo de exortar os governos a massificar o ensino de técnicas de socorro para salvar vidas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos