O ex-presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, foi enterrado este sábado na aldeia de Kutama na presença de familiares e centenas de seguidores.
Contra a vontade do governo do Presidente zimbabwiano, Emmerson Mnangagwa, os restos mortais de Robert Mugabe, libertador do Zimbabwe e fundador da ZANU-PF, foram este sábado a enterrar na vila de Kutama, sua terra natal.
Mnangagwa insistiu que os restos mortais de Mugabe, considerado herói nacional, fossem depositados no monumento dos heróis nacionais, mas de acordo com a família Mugabe, fazia parte do desejo do finado que seu enterro fosse na sua terra natal. Após uma longa polémica, as autoridades governamentais conformaram-se com a decisão da família.
Mugabe faleceu aos 95 anos em Singapura, onde foi receber tratamento médico contra o cancro. O ex-Presidente do Zimbabwe desde 1980, ano da independência do país, foi deposto do poder pelo seu “braço-direito” Emmerson Mnangagwa, em 2017, depois de tentar promover a sua esposa, Grace Mugabe, à sua sucessão.
Segundo o sobrinho Leo Mugabe, desde a sua chegada de Singapura, o corpo de Mugabe sempre esteve sob a vigilância da família, alegadamente para se evitar que as autoridades se apropriassem de algumas partes do cadáver para fins rituais, avançou Reuters.