O País – A verdade como notícia

EUA querem ajudar Moçambique no combate ao terrorismo

O Governo dos Estados Unidos da América quer apoiar Moçambique no combate ao terrorismo no Norte do país. A intenção foi expressa, esta quarta-feira, durante uma audiência concedida pelo Presidente da República ao comandante do Comando dos Estados Unidos para África (AFRICOM), que visita o país no quadro do reforço da cooperação na segurança.

O apoio a Moçambique insere-se no quadro do programa americano de prevenção de conflitos e promoção de estabilização. Para já, as partes não avançam dadas nem fundos envolvidos, mas o comando americano revela que o apoio não letal será prioridade.

“Vamos trabalhar com as forças armadas moçambicanas para reforçar a sua capacidade institucional para contrariar o terrorismo. Primeiramente, esta abordagem vai ter a ver com formação e também sobre qual tipo de equipamento pode ser considerado nessa assistência. Eu não iria entrar em detalhe sobre aquilo que discuti com o Presidente, mas diria que, primeiramente, vamos avançar com equipamento não letal”, explicou o comandante da Defesa Americana para África.

Michael Langley diz que o apoio será concedido mediante um pedido formal do Governo moçambicano. “Nesta altura, estamos num ponto de negociação em situação em que o pedido formal virá da parte Presidente de Moçambique. Haverá detalhes, mas não temos ainda o montante específico”, argumentou.

Sobre os avanços no terrorismo, o general disse estar impressionado com esforço de Moçambique no combate ao terrorismo em Cabo Delgado. Aliás, Langley descreve sua presença no país como de uma campanha de aprendizagem.

“Temos conhecimento de que Moçambique e seus parceiros africanos têm tido muito sucesso no combate a este mal. Diria que estou impressionado com este esforço”, explicou a finalizar.

O aprofundamento da cooperação com os países africanos no domínio da segurança foi uma das recomendações da Cimeira África–EUA.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos