Donald Trump e a Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, chegaram a um acordo comercial este domingo, na Escócia. Os produtos europeus com destino à América vão passar a ser taxados em 15% .
O anúncio do acordo foi feito pelo presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, este domingo, após uma reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, na Escócia.
O acordo comercial vai impor tarifas aduaneiras de 15% sobre os produtos europeus com destino aos Estados Unidos da América, com excepção da taxa sobre aço e alumínio, que se mantém em 50%.
O memorando surge após os Estados Unidos terem ameaçado a Europa com tarifas de 30%, a partir de 1 de Agosto e o bloco europeu ter preparado um pacote de retaliação no valor de 93 mil milhões de euros.
Trump apontou que a União Europeia se comprometeu a comprar energia dos Estados Unidos, numa margem de 750 mil milhões de dólares e ainda vai investir 600 mil milhões de dólares na América.
Houve também consensos sobre as tarifas zero bilaterais sobre uma série de bens estratégicos, como em produtos químicos, agrícolas, componentes aeroespaciais, matérias-primas e recursos naturais.
Por seu turno, o Japão afirmou, esta segunda-feira, que pretende acompanhar de perto as consequências do acordo comercial entre os dois blocos, apesar de considerar que reduz a incerteza económica.