Os Estados Unidos da América (EUA) aprovaram, recentemente, o financiamento militar estrangeiro para Ucrânia e outros 15 países aliados e parceiros de 713 milhões de dólares. Do valor a ser desembolsado, grande parte será para Ucrânia, com orçamento de 322 milhões de dólares.
A informação foi avançada pelo secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, citados pela imprensa internacional, numa visita feita à Ucrânia, onde asseguraram que o seu presidente, Joe Biden, vai nomear Bridget Brink, actual embaixadora na Eslováquia, como nova embaixadora na Ucrânia.
Segundo avançou Lloyd Austin, a Ucrânia tem possibilidade de vencer a guerra contra a Rússia, mas é necessário ter um equipamento e o apoio certos. “A primeira coisa para ganhar é acreditar que se pode ganhar. E eles [ucranianos] estão convencidos de que podem ganhar (…) podem ganhar se tiverem o equipamento certo, o apoio certo”.
Esta foi a visita norte-americana de mais alto nível à capital da Ucrânia desde o início da invasão, tendo apenas sido confirmada pela Casa Branca após o regresso de Blinken e Austin à Polónia.