O Governo dos Estados Unidos da América (EUA), através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), lançou um novo programa de cinco anos, para apoiar os serviços de água, saneamento e higiene em Moçambique.
Em parceria com o Governo de Moçambique, sector privado e associações da sociedade civil, o projecto denominado “Transform WASH (WASH)” irá reforçar a administração do sector, expandir a disponibilidade dos serviços de água e saneamento e apoiar a adopção de comportamentos higiénicos fundamentais nas comunidades mal servidas das províncias da Zambézia, Nampula e Cabo Delgado.
Este projecto de cinco anos irá, também, centrar-se nos papéis de liderança das mulheres no sector da água
Segundo a Embaixada dos EUA, estima-se que apenas 20% das pessoas nas cidades mais pequenas de Moçambique tenham acesso aos serviços de água. Para resolver este problema, o WASH irá fornecer às agências governamentais, a nível nacional e local, apoio técnico para melhorar a política e a sua implementação, bem como aumentar o acesso.
“Este apoio inclui formação em recolha de tarifas, gestão de dados e políticas, para encorajar o financiamento e gestão do sector privado. Ao reforçar a capacidade, tanto do Governo como do sector privado, para construir e manter os serviços de WASH sustentáveis, o programa ajuda a assegurar que mais moçambicanos tenham acesso a sistemas de água de qualidade. Promove, também, práticas saudáveis de higiene, através de acções comunitárias e de sensibilização cívica”, refere o comunicado da Embaixada dos EUA.
O WASH irá trabalhar em coordenação com outros programas da USAID que se concentram na construção e renovação de infra-estruturas. Orçado em USD 18,6 milhões, o WASH faz parte da Iniciativa Global “Water for the World Priority Initiative” do Governo dos EUA e é implementado pela Tetra Tech.
“O acesso à água desempenha um papel crítico na melhoria da saúde, na redução das desigualdades e no reforço da resiliência das comunidades. O Governo dos Estados Unidos está empenhado em apoiar Moçambique nos seus esforços para melhorar os serviços de água e saneamento para todos os seus cidadãos”, afirmou Helen Pataki, directora da missão da USAID em Moçambique.
Em estreita colaboração com o Governo de Moçambique, os EUA fornecem mais de USD 500 milhões em assistência anual para ajudar os moçambicanos a construir um país mais saudável, mais democrático, mais seguro e mais próspero para todos.