O Município de Maputo está a investir mais de mais de 935 milhões de Meticais para a asfaltagem de quatro vias de acesso, o que vai dinamizar várias actividades económicas e sociais. Uma delas é a estrada Matola-Gare–Tchumene, numa extensão de quatro quilómetros e trezentos metros.
Para os automobilistas e residentes dos bairros da Machava quilómetro 15, Matola Gare, Tchumene, entre outros, a asfaltagem da estrada encerra uma era de sofrimento e abre uma nova página.
“Esta estrada estava mal, pior para nós que estamos aqui ao lado de um hospital, devido à poeira levantada… pronto salientar que hoje estamos a viver o que deveriam ter feito há muito tempo”, disse Carmónio Vilankulos, que se dedica ao transporte de areia e pedra, através do seu camião.
Carlitos Saide, residente da Matola-Gare, dedica-se ao comércio informal à beira da estrada há três anos e acredita que, daqui para frente, as coisas vão melhorar.
A estrada atravessa uma passagem de nível sem guarda e, nas proximidades, há uma escola e, por isso, Simão Cuambe chama atenção para a colocação de infra-estruturas de protecção.
“O que me preocupa é que esta estrada passa próximo de uma escola. Eu, por exemplo, tenho meus filhos menores que estão a estudar ali, não sei se, com o tempo, serão feitas lombas para que tudo esteja tudo bem.”
Ao todo, são cinco estradas que estão a ser asfaltadas desde Janeiro do ano em curso e a previsão para a conclusão é o fim do primeiro semestre do próximo ano.
Estão a ser investidos mais de 935 milhões de Meticais para a asfaltagem das seguintes vias de acesso: Matola Gare–Tchumene com uma extensão de 4,300 m; Matola Gare–Circular com uma extensão de 1000 m; Nkobe–Matlemele cuja extensão é de 2600 m e Muhalaze–Mukkhatine com 12600 m, sendo esta a mais extensa.