O País – A verdade como notícia

Está Confirmado, Loló Correia é o novo director-geral do STAE

Loló Correia é o novo director-geral do STAE. Sem consenso na sua escolha pelo Júri, após vencer o concurso público, o número um do órgão chega à liderança através do voto. A informação foi tornada pública na última sexta-feira, através da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral toma um novo rumo, desta vez, nas mãos de Loló Correia, em substituição de Felisberto Naife, que deixa o cargo após 15 anos de liderança. De acordo com a Comissão Nacional de Eleições, a selecção por concurso público não reuniu consenso entre os seis nomes apresentados pelo júri, o que obrigou a escolha deste através de votação.

Loló Correia, que ocupava o cargo de director-provincial do STAE em Tete, arrecadou 10 votos dos 17 possíveis e os restantes foram para a candidata Helena Marcelino e João Garine.

Sobre esta indicação de Correia, a Renamo apareceu publicamente a acusar a Frelimo de querer forçar que o novo director-geral do STAE fosse eleito, enquanto este não é o procedimento.

Sobre o processo de financiamento para as eleições do próximo ano, a CNE garante para breve uma resposta positiva. “Neste momento, há promessas de que o Governo poderá conseguir o financiamento para o défice que nós temos. Conseguimos harmonizar os números: dos 2,2 mil milhões de Meticais em falta, estamos agora em 1,9 mil milhões de Meticais”, avançou Paulo Cuinica.

A CNE indicou, ainda, que o processo de formação dos órgãos de apoio terá lugar de 1 a 17 de Outubro, num processo que vai envolver a preparação e harmonização dos conteúdos a níveis central e provincial e a capacitação a nível dos distritos com autarquias.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos