A marginal da Baía de Pemba, a capital de Cabo Delgado está a ficar sem árvores devido a erosão costeira. O problema é grave, e as águas do mar ameaçam invadir a cidade.
A maior parte das árvores que ajudavam na protecção costeira da Baía de Pemba caíram, e aos poucos que sobreviveram a erosão, correm o mesmo risco, devido a invasão das águas do mar, que nos últimos dias chegam mais perto das casas construídas ao longo da marginal que rodeia a cidade.
A situação é considerada grave, e o município não está a conseguir resolver o problema alegadamente porque sempre que plantam uma árvore, as pessoas roubam.
Entretanto para ajudar ao município no combate a erosão, os naturais da província de Manica residentes na Baía de Pemba, plantaram cerca de 50 árvores ao longo da marginal.
O plantio de árvores ao longo da costa, foi uma forma que os naturais da província de Manica residentes na Baía de Pemba encontraram para celebrar o dia da cidade de Chimoio, que completou 51 anos no passado dia 17 de Julho.