O País – A verdade como notícia

Erosão coloca em risco moradores de Chingodzi, em Tete

Dezenas de casas  na unidade comunal Filipe Jacinto Nyusi, no bairro Chingodzi, em Tete, estão em  risco de desabar devido à erosão acentuada dos solos. A situação é agravada pela acção dos moradores locais que extraem areia para construir suas casas.

A erosão dos solos está a provocar estragos e destruição de casas e vias de acesso na unidade comunal Filipe Jacinto Nyusi, no Bairro Chingodzi, em Tete. Munícipes  entrevistados pela ” O País” mostraram-se aflitos com a situação e antevêem cenários de desgraça, sobretudo na época chuvosa.

O fenómeno também é agravado pela ação de alguns moradores locais, que extraem areia para construir suas casas, tal como documentam estas imagens captadas pela nossa reportagem.

Alguns moradores dizem que já estão cansados de mobilizar recursos próprios para minimizar a situação  e pedem a intervenção da edilidade.

Em bairros como Mateus Sansão Muthemba, Francisco Manyanga e Samora Machel, o fenómeno também tira o sono das pessoas. Sempre que chove, os quintais e as vias de acesso ficam alagados e intransitáveis. 

Sobre o assunto, contactamos o município de Tete, que não quis falar, porque pretende inteirar-se.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos